Conecte-se conosco

Notícias

Zeca Baleiro se revolta com fã após pergunta sobre a lei Rouanet e dispara: “Cala a boca”

Publicado

em

Zeca Baleiro se revolta com fã durante show (Foto: Reprodução/Internet)
Zeca Baleiro se revolta com fã durante show (Foto: Reprodução/Internet)

O cantor Zeca Baleiro se envolveu em uma grande polêmica após mandar um fã calar a boca ao ser questionado sobre a lei Rouanet

O cantor Zeca Baleiro, um dos grandes representantes do rock e MPB, paralisou seu show na FliPenedo (Festa Literária de Penedo), em Alagoas, após um homem mencionar a Lei Rouanet em tom crítico. Durante a apresentação, a maior parte do público manifestava apoio ao presidente Lula (PT). Baleiro aproveitou para falar sobre a importância da manifestação política, inclusive por parte dos artistas.

Neste momento, um homem na plateia, aparentemente opositor do petista, gritou “e a Lei Rouanet?”. Então, o cantor desceu do palco, foi ao encontro do espectador e o convidou a subir para explicar aos presentes o que significa essa lei.

O homem recusou o convite. Baleiro, então, declarou: “Venha falar sobre Lei Rouanet. Não sabe porra nenhuma, bicho. Cala a sua boca aí. Não sabe o que falar não fala… Tem parente seu que foi beneficiado pela lei, porque isso gera trabalho para uma cadeia imensa de trabalhadores. Isso é ignorância sua, não sai falando isso por aí não… E pode se retirar do meu show, se quiser”.

A Lei Rouanet, oficialmente chamada de Lei de Incentivo à Cultura, foi criada em 1991 para fomentar a cultura no Brasil, permitindo que produtores busquem investimentos privados para financiar iniciativas culturais. As empresas que investem têm o direito de abater parte do valor investido no setor cultural no imposto de renda.

A FliPenedo é um evento realizado pela Prefeitura de Penedo com apoio do governo de Alagoas, através da Secult (Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa). O show de Zeca Baleiro foi gratuito e aconteceu no Largo São Gonçalo, Centro Histórico da cidade. Entre os dias 3 e 6 de maio, outros artistas alagoanos também se apresentaram no evento.

Zeca Baleiro se pronuncia após polêmica

Zeca Baleiro (Foto: Divulgação)
Zeca Baleiro (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao jornal O Globo, Zeca Baleiro afirmou que não se arrepende de sua atitude e revelou que nunca foi beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura. Segundo o cantor, ele nunca inscreveu nenhum projeto seu na Lei Rouanet por se considerar um artista “de mercado” e acreditar que isso “concorreria” com projetos de artistas mais jovens ou menos conhecidos.

Baleiro explicou que estava falando sobre consciência social e política quando o homem gritou “Lei Rouanet” sem propósito. O cantor ressaltou que a lei foi aprovada no governo Collor e não é do PT, como alguns tentam fazer crer. Baleiro acredita que é importante repelir a maledicência e a estupidez, especialmente no contexto atual do país.

“Eu estava no meio do show falando sobre a consciência social e política, que acho que o artista deve ter, quando o cara do nada grita ‘Lei Rouanet’. Totalmente sem propósito. O sangue subiu à cabeça e pedi para ele esclarecer. Ele não o fez, e daí eu disparei todo o fel que estava entalado”, começou Zeca.

“É um recurso dessa gente, simpatizante do neo-fascismo brasileiro, difundindo ódio e inverdades sem nenhum fundamento para descredibilizar fatos, pessoas. Poucas coisas me incomodam tanto como a boçalidade dessa gente. Detalhe: a Lei Rouanet foi aprovada no governo Collor, nem é do PT, como querem fazer crer”, concluiu o cantor.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *