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Após plágio, Adele e advogados são acusados de falsidade ideológica!

O compositor Toninho Geraes acusa advogados de Adele de falsidade ideológica em processo de plágio envolvendo a música “Million Years Ago”. O caso de plágio envolvendo a cantora Adele e o compositor brasileiro Toninho Geraes ganhou um novo capítulo. Geraes, autor da música “Mulheres”, acusa os advogados da artista britânica de falsidade ideológica. O colunista […]

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Após plágio, Adele e advogados são acusados de falsidade ideológica!
Após plágio, Adele e advogados são acusados de falsidade ideológica!

O compositor Toninho Geraes acusa advogados de Adele de falsidade ideológica em processo de plágio envolvendo a música “Million Years Ago”.

 

O caso de plágio envolvendo a cantora Adele e o compositor brasileiro Toninho Geraes ganhou um novo capítulo. Geraes, autor da música “Mulheres”, acusa os advogados da artista britânica de falsidade ideológica. O colunista Hedmilton Rodrigues, apurou que a denúncia foi feita após a apresentação de uma procuração supostamente assinada por Adele, que, segundo a defesa do compositor, contém irregularidades graves.

A disputa judicial, que também envolve o produtor Greg Kurstin, a gravadora XL Recordings e a distribuidora Universal Music, ganhou destaque depois que a Justiça brasileira chegou a proibir a execução da faixa “Million Years Ago” de Adele.

Irregularidades apontadas na procuração

De acordo com informações reveladas pelo site Splash, a defesa de Toninho Geraes questiona a validade da procuração apresentada pelos advogados da cantora. As principais irregularidades apontadas incluem:

  • Rasuras e inserções manuais no documento.
  • A versão em inglês não foi apresentada como tradução juramentada, o que contraria a legislação brasileira.
  • Localização inverossímil da assinatura de Adele, que consta como realizada em São Paulo, cidade que a artista nunca visitou.

Por conta dessas suspeitas, os advogados do compositor pediram à Justiça que realize um exame grafotécnico para verificar se a assinatura pertence, de fato, a Adele.

Entenda o processo de plágio contra Adele

Toninho Geraes

O processo teve início em 2015, logo após o lançamento de “Million Years Ago”, faixa do álbum “25” de Adele. A música apresenta semelhanças significativas com “Mulheres”, canção de Toninho Geraes, famosa na voz de Martinho da Vila e lançada em 1995.

Após anos de litígio, a Justiça brasileira determinou que “Million Years Ago” fosse retirada das plataformas digitais, mas a Universal Music recorreu da decisão. A audiência de conciliação, realizada em dezembro de 2024, terminou sem acordo, agravando ainda mais o embate entre as partes.

A advogada de Toninho, Deborah Sztajnberg, expressou sua indignação com a postura dos representantes da cantora:
“Em 38 anos de profissão, poucas vezes eu vi na minha frente um escárnio dessa forma. O que fizeram com o Toninho foi imoral. Trataram ele como lixo.”

A falsidade ideológica e os desdobramentos do caso

A nova acusação contra os advogados de Adele pode representar uma reviravolta no processo. Caso as irregularidades sejam confirmadas, a defesa de Toninho Geraes terá argumentos ainda mais sólidos para reforçar a alegação de má-fé por parte da equipe da cantora.

Além disso, o episódio levanta questionamentos sobre o tratamento de artistas brasileiros no cenário internacional. Como Deborah Sztajnberg pontuou, “coisa de gravadora multinacional, acha que o pobre coitado vai cair na deles”.

O impacto para Adele e o mercado internacional

Se confirmadas as acusações de falsidade ideológica, o caso poderá manchar a reputação de Adele e de sua equipe jurídica, além de gerar prejuízos financeiros significativos para a cantora e suas parcerias comerciais.

Já no Brasil, o caso fortalece debates sobre a importância de proteger a autoria de artistas locais, muitas vezes subestimados em disputas contra grandes corporações internacionais.

Com o desdobramento das investigações, o cenário continua incerto, mas uma coisa é clara: o embate entre Toninho Geraes e Adele promete repercussões duradouras no mercado musical e jurídico.

 

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